terça-feira, 20 de junho de 2017

Resenha: Corte De Espinhos E Rosas

Nota: 3.75/5 estrelas
Título original: A Court of Thorns and Roses
Autor: Sarah J. Maas
Série: Corte de Espinhos e Rosas, livro 1
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Em Corte de Espinhos e Rosas, um misto de A Bela e A Fera e Game of Thrones, Sarah J. Maas cria um universo repleto de ação, intrigas e romance.
Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar uma fada zoomórfica transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira que ela só conhecia através de lendas , a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la... Ou Tamlin e seu povo estarão condenados.
Li esse livro duas vezes por conta da chegada do volume 2, e agora mais velha e mais sábia (até parece) consegui notar pontos que antes me passaram despercebidos e me irritei com os mesmos que tinha visto antes.

O livro é inspirado no conto de A Bela e a Fera e é interessante ver como a autora pega as características dessa história e vai moldando e incorporando em sua narrativa. Não podemos negar o talento e a criatividade da mesma para/com a criação de mundo, tanto em “Trono de Vidro” quanto em “Corte de Espinhos e Rosas”, aqui temos descrições impecáveis e cenários incríveis, que apesar de não existirem nos permitem visualizar cada pedaço de seu território. Mas nem isso foi o suficiente para que eu ignorasse coisas que me irritaram e me fizeram diminuir minha nota.

Um dos pontos é o ritmo lento da narrativa, onde vários nadas acontecem durante praticamente mais da metade do livro e as coisas só esquentam quando a antagonista resolve dar as caras. E independentemente do que digam foi a presença dela e as jogadas que realizava, assim como sua ameaça constante que moveram todo o livro, e para mim, ela acabou por roubar minha atenção (e olha que mal aparece hein!).

Feyre é uma personagem com espaço para melhorar cada vez mais, porém nesse livro a garota é uma inútil. Ela realmente não faz nada, somente ‘existe’ durante todo o tempo que passa em Prythian, passeando por campos, andando de cavalo e fica se indagando se conseguiria pintar tal pôr do sol, tal lago, etc. A obsessão dela pelas cores beira o absurdo, quando até numa situação em que corre perigo de vida, ela fica admirando como a luz incide sobre tal superfície, ressaltando tal cor e blah blah blah (faça-me o favor, né querida).

Quanto aos personagens secundários, eles são bem construídos, desde sua família chupim (ô povinho que não ajuda nunca) até os feéricos que acaba conhecendo (Lucian <3). Quanto ao seu par romântico, Tamlin, não sei como me sentir em relação a ele ainda, já que acabamos conhecendo somente um lado seu e espero ver que tipo de desenvolvimento terá a partir do segundo livro, assim como Rhys, que chegou causando intrigas e gerando muita desconfiança.

O que me leva a mais uma preocupação que é o triângulo amoroso. Parece ser um hype você criar esse tipo de intriga e é claro que em Corte também não poderia faltar isso e dependendo de como as coisas se desenrolem, isso pode funcionar a favor ou não para mim. Fora que a autora resolveu que ao invés de uma mísera trilogia, agora a série terá 8 livros, o que me deixa apreensiva, porque haja história para tanto livro (e paciência para que eu leia).

Ao todo, foi um bom começo de série, com um final que te leva a querer o segundo livro, onde eu espero um melhor desenvolvimento dos personagens, mas principalmente pela expansão do mundo criado e em como cada Corte se comporta nesse mundo tão belo, mas ao mesmo tempo, tão cruel.

Diga-me nos comentários qual mundo de fantasia os conquistou à primeira vista.
Beijinhos!

Onde achar: AMAZON / CULTURA / SARAIVA / SUBMARINO
Outras opiniões: GOODREADS / SKOOB


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Know us

Our Team

Contact us

Nome

E-mail *

Mensagem *