segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Resenha - A Bela e a Fera


Nota: 3,5/5
Autor:  
Editora: Zahar
Páginas: 238

A versão original do clássico que inspirou o novo filme da Disney, estrelado por Emma Watson

Adaptado, filmado e encenado inúmeras vezes, o enredo de A Bela e a Fera vai muito além da jovem obrigada a casar com uma horrenda Fera que no final se revela um lindo príncipe preso sob um feitiço. Nessa edição bolso de luxo da coleção Clássicos Zahar você encontra reunidas duas variantes da história.

A versão clássica, escrita por Madame de Beaumont em 1756, vem embalando gerações e inspirou quase todos os filmes, peças, composições e adaptações que hoje conhecemos. A versão original, que Madame de Villeneuve publicara em 1740, é de uma riqueza espantosa, que entre outras coisas traz as histórias pregressas da Fera e da Bela e dá voz ao monstro para que ele mesmo narre seu destino.

Toda em cores e ilustrada, essa edição conta com ótima tradução do premiado André Telles, uma apresentação reveladora e instigante assinada por Rodrigo Lacerda e cronologia das autoras. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.



Esse livro me chamou atenção pelo motivo óbvio, Bela e a Fera! Eu amo o clássico, mas nunca tinha lido a história original, então atiçou minha curiosidade. O livro em si é dividido em 3 partes. A introdução, onde contam que a história original provavelmente foi baseada em alguns fatos reais (o que eu achei muitoooooo interessante), eu jamais tinha ouvido falar isso, e convenhamos, é difícil imaginar que uma fera pode ter sido baseada em fatos reais não é mesmo? Mas pelo visto foi isso mesmo que aconteceu, já que a semelhança entre a história original e os acontecimentos reais é bem pontual e perceptível. Ainda na introdução fala um pouco sobre as duas autoras que escrevem as versões mais conhecidas, a original, escrita por Madame de Villeneuve e a Madame de Beaumont autora do conto feito para crianças, que acredito que tenha dado origem ao clássico da Disney.

A segunda parte do livro mostra o conto infantil, que na minha opinião é bem curto e sinceramente, muito pobre em detalhes. Entretanto, para um conto daquela época realmente deveria ser inusitado. Já a terceira parte do livro é a história original, a primeira história da “Bela e a Fera” (que convenhamos é o que todos queremos ler quando compramos esse livro).

AAAAH o que falar dessa história? Até certa parte não tem muitas novidades, é mais ou menos tudo aquilo que já escutamos ou vimos. Porém, a história ganha muitooo em conteúdo no final, depois que a Bela e a Fera aceitam seu amor. Eu não fazia ideia de que tinha uma outra história GIGANTE por trás da Bela e da Fera. Vale muito a pena ler o livro inteiro só pra saber, e acho que deveriam fazer um filme contando a história real, seria incrível. Eu encontrei muitas referências dessa versão no clássico da Disney. Além disso tudo é muito legal ver as referências sobre os mitos de fadas, bebes trocados entre outras coisas.

Não dei 5 estrelas porque o livro se torna repetitivo, pois o início dos contos é bem parecido e eu realmente não gostei das ilustrações, toda hora aparecia uma Bela e uma Fera diferentes, não consegui me apegar!

Deixa aí nos comentários quem já leu um clássico que amava e se surpreendeu em saber que ele era diferente do que você conhecia!

Até a próxima!

Outras opiniões: GOODREADS/ SKOOB



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Know us

Our Team

Contact us

Nome

E-mail *

Mensagem *