quarta-feira, 15 de maio de 2019

Especial: Guerra das Rosas


Esse post tem a intenção de divulgar e falar sobre algumas séries e livros que retratam o período da história da Inglaterra durante a Guerra das Rosas, ou como também é conhecida, a Guerra dos Primos. Por tanto, irei trazer além das obras, um pouco da árvore genealógica que deu origem a esse conflito histórico, mas vocês devem estar se perguntando o porque disso tudo, né? Eu respondo! Comecei a assistir a série produzida pela BBC, The White Queen, e fiquei realmente confusa com a parte histórica, mas muito envolvida com a narrativa, então claro que fui pesquisa sobre. A série me levou a livros que me levaram a mais séries e histórias, então no final cheguei à conclusão que tinha que compartilhar com vocês os frutos dessa pesquisa viciante.
Vamos pelo começo então, The White Queen é baseada em livros da autora queniana/britânica, Philippa Gregory. A série se passa no período histórico compreendido entre 1464 a 1483, onde tem a pretensão de mostrar o reinado de Eduardo IV (Edward IV) com todas as suas nuances e coadjuvantes que foram importantes. Como a produção foi baseada em livros cuja as protagonistas são mulheres, a perspectiva da narrativa é feminina assim como as tramas principais se desenrolam em cima delas. As obras literárias que basearam a série são; A Rainha Branca, A Rainha Vermelha, A Senhora das Águas e A Filha do Fazedor de Reis, todos publicados pela Record. Infelizmente não li nada da autora ainda, mas durante a pesquisa só achei elogios, então existe sim a possibilidade de lê-los. 
The White Queen dispõe de uma temporada, achei o ritmo e o desenvolvimento da série bom, porém em alguns momentos fiquei cansada com a protagonista, pois sempre recorria ao mesmo padrão para solucionar seus problemas. Os coadjuvantes são, na minha opinião, o que realmente deram aquela sede de sangue e vontade de ver a série, principalmente o Conde Warwick. A continuação desse seriado é The White Princess, produzido alguns anos depois, pode ser considerado uma segunda temporada para algumas pessoas, por mais que os personagens da trama anterior estejam muito presentes, não contem com os mesmos atores. Praticamente todos os atores foram substituídos, até porque a história se passa alguns anos depois, portanto os personagens morreram ou envelheceram, então se faz necessária a troca de qualquer maneira, a única atriz que permanece nas duas produções é a que faz o papel da mãe de Eduardo IV.


Assim como a The White Queen, The White Princess é baseada em um livro de Philippa Gregory com o mesmo nome, traduzido para o português pela editora Record, como A Princesa Branca.

The White Princess narra o surgimento da dinastia Tudor, como, o porque e quando foi criada. A linhagem Tudor é uma combinação das duas casas que deram origem a toda essa guerra, a casa de Lancaster e a de York. Assim como a série que antecede essa, alguns dados históricos e personagens ficaram muito confusos, pois quando se trata das hierarquias, dos sucessores, e etc. a série pouco explica, e novamente tive que recorrer as minhas de pesquisas genealógicas para entender por completo o conteúdo da série. Então minha dica final é, tenha uma boa base sobre a história da Inglaterra para começar a ver as séries, caso contrario você terá que pesquisar enquanto assiste, e para evitar que você, leitor desse post gigantesco, tenha que abrir trezentas páginas de pesquisa eu preparei o mapa das famílias que originaram e/ou participaram desse período da Guerra das Rosas. Espero que ajude um pouco!!






Bom para finalizar esse post enorme, na qual tentei resumir minhas experiencias para vocês, venho indicar 3 séries que compõe esse universo, seja antes ou depois da Guerra das Rosas, mas altamente relacionadas a ela. The Hollow Crown composta por 2 temporadas com episódios em torno de 2h, é baseada em obras de Shakespeare, e faz um breve apanhado dos reinados de Ricardo II, Henrique IV, Henrique V, Henrique VI e Ricardo III. A série conta de forma romantizada a origem dos conflitos e como se desenrolaram.

The Tudors (quem não conhece não é mesmo?) para mim poderia ser a continuação de The White Queen e The White Princess, embora historicamente a série de continuidade aos fatos históricos, ela não tem qualquer ligação com as produções anterior e muito menos aos livros de Philippa Gregory. No entanto conta como as coisas se desenrolaram após o surgimento da dinastia Tudor, e o reinado de Henrique VIII (um dos mais memoráveis da história da Inglaterra). Na sequencia vem The Virgin Queen, a trama se desenvolve em torno do reinado de Elizabeth I, a primeira monarca mulher a governar a Inglaterra. 

The White Queen disponível em: Fox Premium; Net Now.

The White Princess disponível em: Net Now.

The Tudors disponível em: Amazon Prime Video; Net Now.

The Virgin Queen disponível em: Netflix

The Hollow Crown disponível em: Amazon Prime Video (americana); Net Now (Como: A Coroa Vazia); Youtube.


Espero que tenham gostado do post, pois deu um trabalho... Comentem aqui qual série ou livro que já leu/assistiu, e o que achou, ou até se sentiu vontade de ler/assistir algum(a)!



Até a próxima!







Nenhum comentário :

Postar um comentário

Know us

Our Team

Contact us

Nome

E-mail *

Mensagem *