quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Resenha: A Profecia de Mídria

Nota: 4,5/5
Titulo original: A Profecia de Mídria
Autor: Denise Flaibam
Série: Os Mistérios de Warthia, livro 1
Editora: Novos Talentos - Mundo Uno
Páginas: 392
SERAFINE DELAY ERA UMA GAROTA COMUM... À sua maneira. Sua vida na sossegada Vila do Sol muda bruscamente numa noite, quando sua décima oitava primavera era festejada. Um ataque acaba forçando-a a fugir desesperadamente de monstros sanguinários e imbatíveis. Por algum motivo para lá de insano, tais criaturas queriam sequestrá-la! E enquanto mergulha de cabeça no universo mágico de Warthia e começa a entender a ligação de suas marcas com a história daquele mundo, Serafine descobre-se numa surpreendente situação: seu destino está traçado. Uma antiga profecia clama por seu espírito, e uma difícil jornada deve começar. Na companhia de um belo e rude espadachim, uma simpática garota de orelhas pontudas e um felpudo guerreiro belicoso, Serafine deve ingressar numa viagem de perigos desconhecidos, que se inicia no Norte daquele vasto continente, treinando para derrotar àquela que vem das Trevas para tudo devastar. Os Mistérios de Warthia devem ser desvendados, e Serafine é a única capaz de fazê-lo.

Esse é mais um livro da saga “ Comprei na Bienal e deixei encostado” hahaha. Sério, esse foi um dos que comprei muito baratinho, se minha memória não falha comprei por mais ou menos 10 reais. Foi realmente um achado, porque demorei tanto pra ler? Bom porque eu nunca tinha visto nada sobre ele, então acabei deixando outros passarem na frente. Mas vamos ao que interessa.

Vou começar falando da edição do livro, de 2013. O livro vem com um sumário dizendo qual capítulo fica em cada página, o que eu achei bem diferente, já que livros de fantasia não costumam discriminar dessa maneira. Uma coisa que me desagradou é que o mapa de Warthia vem no final do livro, assim como uma lista da pronúncia de nomes e vocabulários apresentados ao longo da narrativa, ao meu ver esses dois elementos ficam melhores no início do livro já que são fundamentais para uma boa interpretação da história. Já o sumário pra mim foi indiferente, então eu excluiria.

Outro comentário que tenho a fazer sobre esses detalhes técnicos, é o fato de que durante a leitura, na transição de uma cena para outra não tem nenhum corte, ou diferenciação. Sendo assim, causa um pouco de confusão, pois estamos lendo uma cena e no parágrafo seguinte são outros personagens em outra cena, isso foi uma coisa que me incomodou muito no princípio.

Então vamos falar da história! Achei realmente revigorante ler um livro nacional com uma narrativa de fantasia tão gostosa. A autora, Denise Flaibam consegue misturar elementos de muitas histórias que conhecemos por aí e criar um universo único. Consegui perceber um pouco de Harry Potter, Senhor dos Anéis e até mesmo no desenho animado Avatar, já que as descrições das marcas da personagem se assemelha muito com as da animação. Ainda consegui ver referencias de Star Wars.Só lendo pra entender, pois se não vou contar o que não devo.

Preciso falar um pouco da escrita, no início eu senti como se tivessem me contando uma história de criança, sabe? O jeito delicado e bem narrado com que ela trabalha me fez ter a sensação de ler o livro infantil, eu naturalmente achei que seria um problema, já que a proposta não era essa, mas definitivamente não foi isso que aconteceu. Fiquei imersa na história como há muito tempo não ficava, fiquei muito tocada quando a personagem principal foi descrita, que para a minha surpresa é morena – de pele e de cabelo! Achei realmente maravilhoso essa representatividade, e me remeteu muito ao que temos aqui no Brasil. Então fica a dica para todos os autores, queremos personagens principais diversificados em todos os sentidos ok?

Serafina, nossa principal, tem um desenvolvimento muito bom ao longo do livro, elatem personalidade forte, mas sabe ouvir os outros. Me ensinou uma coisa muito importante, que por mais que o medo nos acometa, temos que confiar em nós mesmo e no nosso potencial. A protagonista é acompanhada na sua jornada por três Guardiões, e só vou dizer que amei TODOS eles, quero pra minha vida.

O enredo em sí não foge muito dos clichês de fantasia, que é um herói/heroína que é dotado de luz e tem que salvar o mundo da maldade. Mas apesar disso, ela consegue imprimir sua identidade a história, com personagens bem delineados e com seus fortes, cada um à sua maneira. Não posso deixar de falar que tem romance também né, porém o que achei mais legal é que não é um amor arrebatador, nem que vai do ódio à paixão, não. É um amor que ainda está em construção, passando por todas as fases, espero que continue assim no segundo livro e que não evolua estilo the flash.

Sim, tem continuação, esse é somente o primeiro de 4 livros, até onde eu sei, porém se não me engano, só tem publicado até o segundo e alguns contos. Como dito anteriormente, minha edição é um pouquinho antiga da Novos Talentos (que agora faz parte da Novo Século - acredito eu), dei uma pesquisada e tem uma nova edição da editora Mundo Uno com capa diferente, então vou deixar aqui abaixo as fotos da edição nova e dos outros livros do universo de Warthia.
Se você gosta de uma fantasia, aventura e romance, “Os Mistérios de Warthia” é uma ótima aposta, e espero que ache tão barato quanto eu, só não demore tanto pra ler!!

Até a próxima! 


Outras opiniões: GOODREADS / SKOOB



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Know us

Our Team

Contact us

Nome

E-mail *

Mensagem *