quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Resenha: Xeque-Mate da Rainha

Nota: 4,5/5
Titulo originalQueen's Gambit
Autor: Elizabeth Fremantle
Série: Tudor, livro 1
Editora: Paralela
Páginas: 400


A corte do rei Henrique VIII, repleta De intrigas e traições, é palco para esse Romance histórico avassalador Um romance histórico avassalador, repleto de intriga e traição. Elizabeth Freemantle conduziu extensa pesquisa para recriar o universo da corte do rei Tudor, Henrique VIII. Katherine Parr, sexta do rei, trilha um caminho perigoso entre paixão e lealdade. Muito mais nova que seu marido, ela precisa aprender rapidamente a lidar com os perigos da corte Tudor, especialmente no que diz respeito à sua fé e ao seu verdadeiro amor. Divorciada, guilhotinada, morta, divorciada, guilhotinada. Esse é o histórico das ex-mulheres do meu noivo. Estou apaixonada por um homem que não posso ter e prestes a casar com um homem que ninguém desejaria - meu noivo é Henrique VIII, que já guilhotinou duas esposas e divorciou outras duas e assistiu uma morrer durante o parto. Como sobreviverei uma vez que me tornar a rainha da Inglaterra?

Primeiro de tudo é importante dizer que esse livro é baseado em fatos reais e documentados, me arrisco a dizer que a autora me pareceu tão fiel que eu realmente consegui visualizar todos os acontecimentos se desenrolando daquela maneira. É um livro um tanto melancólico, que apesar de se passar em 1540- para a frente, traz temáticas muito atuais, como depressão, estupro, homossexualidade e religião.

Nossa principal, Katherine Parr, é uma personagem que sabe jogar muito bem, tem personalidade forte, sabe se impor e sabe ser submissa. Em plena ascensão protestante na Inglaterra, podemos ver as articulações de uma rainha que acredita na nova fé em contraste com um rei que acredita na fé de Roma.  Preciso dizer que esperava um pouco mais de romance e cenas quentes como acontece em muitos romances de época, mas sinceramente, isso seria apenas uma distração.

A narrativa no início é um tanto lenta, até mesmo cansativa, mas quando começamos a nos envolver com as tramas da corte, com os segredos escondidos, traições entre outras coisas, a história ganha corpo e vida! Huicke é meu personagem preferido, ele é aquele amigo apaixonado, fiel e companheiro, eu realmente acho que ele e Katherine são uma dupla singular que me ensinou o que é estar junto na vida e na morte, na saúde e na doença, são exemplos distintos a serem seguidos.

Dot, a empregada da rainha é uma personagem que floresce ao longo do livro, jovem e descobrindo a vida, faz com que rapidamente possamos nos identificar com ela e torcer para que tudo dê certo em sua vida. Em contraponto com nossa rainha que já passou da idade de florescer, ela é uma mulher feita e muito inteligente que aos poucos vai contornando todos a sua volta, mas apesar disso ela não corrompe sua alma.

Se você gosta de intrigas, segredos, romance e uma pitada de história mundial esse livro definitivamente vai ser de seu interesse. E só para constar, já tem um segundo contando história de mais personagens baseados em fatos reais, então preparem o coração!


Gosta de livros baseados em fatos reais? Me indique nos comentários, porque eu quero mais disso na minha vida!

Até a próxima!

Outras opiniões: GOODREADS / SKOOB



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Know us

Our Team

Contact us

Nome

E-mail *

Mensagem *