quinta-feira, 27 de julho de 2017

Resenha: O Sol Também É Uma Estrela

Nota: 5/5
Titulo original: The Sun Is Also a Star
Autor: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.
Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.
O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?
Sabe aquele livro que faz a sua espinha arrepiar e que é perfeito do começo ao fim? Bom, para mim, ‘O sol também é uma estrela’ sem dúvidas foi um desses livros.
Primeiro por conta dessa capa maravilhosa, que nos dá a sensação que há um universo de cores pronto para pular em cima de você, apenas porque você está comprando aquele livro ou o lendo. Segundo, o livro é composto por pequenos capítulos, onde ele é narrado entre os protagonistas, o universo e pessoas aleatórias que eles encontram em seu único dia juntos.

Se isso ainda não é o bastante para você ler esse livro, que foi para mim um dos melhores livros de 2017, vem cá que eu vou te falar um pouco mais sobre ele, e prometo não te dar spoiler.

Natasha não tem uma vida fácil, cara, quando a sala da sua casa é seu quarto e você ainda tem que dividir esse espaço com seu irmão mais novo, você tem todo o direito de ser uma pessoa cética para muitas coisas. Uma delas é para amores à primeira vista.
Daniel é aquele romântico, de classe média americana, que tem pais que sempre lhe proporcionaram tudo. Ele não sabe o que quer da vida, mas não quer seguir o caminho escolhido por seus pais. Daniel quer ser poeta, mas será que quer mesmo?

Uma imigrante ilegal correndo atrás do tempo, para não ter que voltar para Jamaica, uma terra que é sua, porém não pode considerar assim, já que a maior parte da vida viveu com medo em outro país. Um descendente de imigrante que caminha para o momento mais importante da sua vida, mas que não tinha certeza nenhuma, nem se era coreano ou americano.

Eles só tinham um dia, e se encontraram....

O final é o divisor de águas, há quem ama e quem odeia. Eu achei sem palavras, foi nele que eu perdi o fôlego. Sou o tipo de pessoa que vive adivinhando as coisas que vão ocorrer, pegando pistas no que me é apresentado, mas não estava pronta para o que estava ali, não da forma que foi feita, não com aqueles elementos.

No final do livro, me tornei um pouco mais consciente sobre o outro, sobre o papel de alguém no mundo, que ser pai não é uma tarefa fácil. Me pus no olhar do outro e senti sua dor, seus medos. Por um dia, acompanhei Natasha e Daniel e fui amiga deles, chorei com eles e comemorei com eles.  E quando acabei, senti que havia se passado uma vida inteira.
Racismo, feminismo, cabelos, teorias de universos paralelos e muito mais você encontra neste livro com uma capa explosiva e um nome poético.

Por hoje apenas...

XOXO.

Onde achar: AMAZON / CULTURA / SARAIVA / SUBMARINO  
Outras opiniões: GOODREADS/ SKOOB

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Know us

Our Team

Contact us

Nome

E-mail *

Mensagem *