quinta-feira, 20 de abril de 2017

Resenha: A Desconstrução de Mara Dyer


 Nota: 5/5 estrelas
Título original: The Unbecoming of Mara Dyer
Autor: Michelle Hodkin
Série: Mara Dyer, livro 1
Editora: Galera Record
Páginas: 378

Um grupo de amigos... Uma tábua Ouija... Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente perturbada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações - ou seriam premonições? - Os corpois e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la....

Por que só podemos avaliar um livro até 5 estrelas? Bem que poderia ser 10, já que esse merece isso e muito mais. Peço que me perdoem desde já se eu fangirlizar muito nessa resenha.

Com uma narrativa dinâmica e uma linguagem direta, Michelle Hodkin nos dá uma história viciante com uma pegada bem dark (e um tanto assustadora, já que o livro é baseado em fatos reais). Acompanhamos a trajetória de Mara em primeira pessoa, que foi a melhor escolha, pois nos faz sentir na pele toda sua “loucura” e assim como ela ficamos nos perguntando se tudo não passa de uma ilusão provocada pela sua mente. 

É claro que um par romântico é necessário e aqui não ficamos decepcionados. Noah Shaw pode até ser o clichê do garoto bad boy, lindo de tirar o fôlego, podre de rico e pegador de todas as meninas do colégio, mas a autora juntou isso tudo e colocou num rapaz que também tem seus próprios demônios e quase tantos segredos quanto nossa principal. A interação entre eles é super gostosinha de ler e a maneira como aos poucos Mara vai confiando nele e expondo cada vez mais seus pensamentos é maravilhoso de se ver.

Fora nosso casal principal, um grande destaque são os personagens secundários; Jamie, Joseph e Daniel deixam essa história mais engraçada e divertida, acrescentando certa leveza no clima sombrio que permeia toda a narrativa, assim como o humor da Mara. A relação dela com sua família é uma das partes que mais gostei de ler e o modo como eles tentam sempre apoiar a Mara, principalmente seu irmão mais velho, nos mostra como são unidos, apesar de tantas coisas ruins acontecendo.

Última coisa é sobre a capa. ELA É MARAVILHOSA!!!  Uma das mais bonitas que tenho na estante e que junto do título casa perfeitamente com o volume referente. Não entendeu? Eu explico. Nesse livro nós realmente vemos a desconstrução de Mara, pois depois que ela passa pelo evento traumático que matou seus amigos, ela já não é mais a mesma pessoa e agora ela precisa se reencontrar e tentar compreender quem é essa nova pessoa na qual ela está se tornando.

Em relação com a capa vemos a Mara quase totalmente submersa na água e temos o Noah a segurando por trás. Dando uma de Dr. Phil, a razão de parte da cabeça dela estar acima da água é referente a um pedaço dela que está lutando contra a loucura, sua parte sã; enquanto a parte embaixo d’água é aquela que está “mergulhada” nas alucinações e a única coisa que a está mantendo inteira enquanto ela passa por tudo é o Noah, que é o pilar no qual ela se apoia pra tentar descobrir o que está acontecendo.

No todo, quem gosta desse gênero ou que até hoje tinha receios de começar essa leitura, espero que essa resenha tenha mudado sua opinião.

Comente aqui qual livro te “enlouqueceu” tanto quanto a protagonista.
Beijinhos!

Onde achar: AMAZON / CULTURA / SARAIVA / SUBMARINO
Outras opiniões: GOODREADS/ SKOOB


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Know us

Our Team

Contact us

Nome

E-mail *

Mensagem *