quarta-feira, 19 de abril de 2017

13 Reasons Why: Porque tamanho sucesso?


Esse post contém spoiler!!

O intuito desse post é simples, fazer uma reflexão não só sobre o bullying mas sobre todos os outros problemas relatados nessa série, desde a depressão ao estupro.

Hannah Baker nossa principal é uma menina que aparentemente é feliz, satisfeita, popular (siiim, porque todos a conhecem), muito bonita, cheia de atitude e..... PARA TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não Hannah Baker não é feliz, satisfeita, é popular sim (mas não de um jeito bom), bonita mas para todos de um jeito vulgar, cheia de atitude? Talvez ela discorde disso. E preciso dizer, ela tem uma doença chamada depressão sim! Caso você não saiba o que é depressão (a doença) não dá um Google, procure um livro sobre! Porque existe a doença e o humor depressivo que podem se confundir então por favor!! Pesquise direito.

            Vou tentar ser sucinta em meus pensamentos, mas duvido que consiga. Vou basear meus argumentos nas minhas primeiras impressões da série e comparar com depois da minha reflexão sobre o assunto.
  •          Romantizaram o suicídio de Hannah?
  •          Ela é um exemplo?
  •          As fitas foram uma forma de vingança?
  •          Porque devemos falar sobre as questões apontadas no seriado?
Não li o livro, assim como muitas pessoas, então as opiniões dadas a seguir são exclusivamente direcionadas ao seriado. Quando comecei a ver o seriado achei Hannah particularmente exagerada, porque já presenciei várias situações em que meninas sofreram na escola e conseguiram seguir em frente. Não via motivo para Hannah fazer tempestade em copo d’água. Quando me dei conta desse pensamento eu fiz questão de parar de assistir ainda nos primeiros episódios! Eu definitivamente não poderia continuar a assistir pensando dessa maneira, o sofrimento da menina era muito maior do que uma simples humilhação, era depressão. Essa doença faz com que toda vez que temos um pedaço de nós quebrado, seja praticamente impossível concertar sem ajudar. Então me dei conta de que seria uma jornada longa e dolorosa a de nossa personagem principal, pois aparentemente ela estava sozinha, mas sem que nossos olhos vissem, de mãos dadas com um monstro que se alimentava de seus pedaços.

Ao longo do seriado escutamos todas as fitas, todas as mentiras contadas, todos os absurdos que rodearam a vida dela, sendo eles direcionados a ela ou não. E eu em particular fui me sentindo fraca, quebrada e revoltada. Mas eu sou uma mera expectadora, não tinha porque me sentir assim. Tinha sim! Porque a cada minuto desse seriado eu fazia um paralelo com a minha vida e de pessoas que eu conheço e posso dizer, praticamente (se não todos) os absurdos que eu via faziam parte direta e indiretamente do meu cotidiano.

Porque Hannah deixou 13 fitas para serem ouvidas e sendo elas as razões de sua morte? Vingança? A princípio é essa sensação que eu tive, e fiquei revoltada! Mas não, depois de assistir tudo cheguei à conclusão de que as pessoas e situações apontadas nas fitas eram mais uma maneira de Hannah dizer que ela não era a única que sofria, ela não era a única a ser humilhada e não era definidamente a única a ser omissa. Hannah cometeu suicídio, pois sofria de uma doença que foi se agravando com o tempo, até chegar o momento em que ela não via mais uma pessoa quando se olhava para o espelho e sim uma casca sem vida.

Acredito que as fitas foram seu último recurso para tentar salvar a si mesma, pois eu senti que a cada segundo ela tentava colar os pedaços de si mesma sozinha, e a cada segundo ela tentava ser suficientemente boa para si, o que no fundo é o que todos queremos. Aos olhos nus, sim parece vingança mas se você olhar com mais sensibilidade é capaz de ver o apelo dela para que ela mesma tome uma atitude em relação a própria vida. Um apelo de socorro para ela mesma, e no final quando ela olha para si e não se encontra mais dentro dela, ela percebe que não é mais possível.

Numa forma geral, cada personagem da série tem seu papel fundamental em minha vida. Pois NENHUM deles tem a vida perfeita, cada um deles tem problemas astronômicos e sofrem sem conseguir resolve-los, todos estão sozinhos e representando. Todos machucaram para não ser machucados. Inclusive o próprio Clay Jensen que omitiu o seu amor por Hannah com medo de ser rejeitado. E vejo pessoas boas e más como eles todos os dias e não noção do que se passa na vida e mente deles. Depois desse seriado meu pensamento foi “Julgar menos e tentar entender mais”.

O seriado teve uma repercussão enorme porque aborda assuntos extremamente difíceis e sérios de uma maneira muito realista. Acredito que todos que assistiram se identificaram positivamente e negativamente com o enredo, e que após o último episódio tiveram algum tipo de reflexão. Aos que sofrem/sofreram de depressão, bulliyng, estupro entre outros assuntos abordados, é de extrema importância essa visualização. Porque com essa abordagem é que outras pessoas conseguem entender o tamanho do estrago e do sofrimento, pois muitas vezes é difícil para quem sofre colocar em palavras para que os outros entendam.

Hannah é sim um exemplo, tanto positivo como negativo. Positivo porque faz com que pessoas que não sofrem como ela sofreu, possam refletir e tentar ajudar, ou mudar seu comportamento com os que estão em volta, pois assim como Hannah muitos sofrem sem serem percebidos. Negativo porque no final ela não aguentou seu próprio sofrimento, assim como a grande maioria não aguenta.

Aqui deixo meu apelo aos que sofrem (seja qualquer uma a causa) procure uma ajuda profissional, se essa não te satisfazer procure outra! Por favor, não desista de si mesmo, existe uma maneira de tornar as coisas melhores, aliviar o sofrimento e de viver! Aos que conhecem pessoas que sofrem, por favor esteja sempre de coração aberto e sem julgamentos para acolher a pessoa e seu sofrimento! Nunca repudie alguém que precisa de ajuda, se você não pode ajudar procure alguém que possa. 

Deixem nos comentários se vocês gostam desse tipo de post, se tiver um retorno positivo faremos mais! 

Até a próxima! 




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Know us

Our Team

Contact us

Nome

E-mail *

Mensagem *