domingo, 19 de março de 2017

Resenha: Apenas Um Garoto


Nota: 4/5
Titulo original: Openly Straight
Autor: Bill Konigsberg
Série: Openly Straight, livro 01
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Rafe saiu do armário aos 13 anos e nunca sofreu bullying. Mas está cansado de ser rotulado como o garoto gay, o porta-voz de uma causa.
Por isso ele decide entrar numa escola só para meninos em outro estado e manter sua orientação sexual em segredo: não com o objetivo de voltar para o armário e sim para nascer de novo, como uma folha em branco.
O plano funciona no início, e ele chega até a fazer parte do grupo dos atletas e do time de futebol. Mas as coisas se complicam quando ele percebe que está se apaixonando por um de seus novos amigos héteros.
Essa resenha foi postada anteriormente no blog O espaço entre

Rafe vive tanto de baixo de um rótulo, que ele não sabe quem ele é além de ser gay. E é disso que esse livro se trata. Ao mudar de escola o personagem espera se autoconhecer ao mesmo tempo em que esconde uma parte de si, doideira não? Uma escolha arriscada que trouxe sofrimento para muitas pessoas, mas que fez o protagonista se vê, se conhecer. Uns acharam que valeu a pena, outros nem tanto.

Uma paixão inesperada é o que da uma guinada da história saindo um pouco do “Mundo de Rafe”. Como é narrado em primeira pessoa, vemos o mundo como ele vê, nisso não sabemos o que os outros personagens olham, ou pensam de sua atitude, porém a paixão pelo seu melhor amigo trás mais alguém para esse mundo, saindo apenas de seus problemas.

“Apenas um garoto” é um livro sobre reflexões, decisões e consequências. Não tente rotular esse livro, pois ele é justamente contra isso, então ao fazê-lo mostra que você não entendeu bem aonde ele quer chegar.


Eu achei a escrita do autor leve, divertida e realista. Você consegue entender o porque do personagem tomar determinadas decisões, você pode não concordar, mas você consegue seguir a linha do pensamento de Rafe. Por isso não consigo saber se quero bater ou abraça-lo.

Enquanto estava lendo pensei que o livro fosse único e meu coração ficou apertado no peito com o final (quero mais), porém ao dar uma olhada na internet vi que faz parte de uma série, e o segundo será lançado no final desse mês, mas isso é la na gringa. Peço que quem for ler “Apenas um garoto” não procure sobre o segundo livro até terminar o primeiro, pois a sinopse do segundo é contém spoilers desse primeiro livro.

Comente aqui se já leu um livro que o protagonista apenas faz burradas,  assim como em "Apenas um garoto".

XOXO.


Outras opiniões: GOODREADS/ SKOOB



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Know us

Our Team

Contact us

Nome

E-mail *

Mensagem *