terça-feira, 29 de agosto de 2017

Resenha: Extraordinário

Nota: 4/5
Titulo original: Wonder
Autor: R. J. Palacio
Tradutor: Rachel Agavino
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 
R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor. 
‘Extraordinário’ foi um livro que eu demorei muito para ler. Via muitas pessoas falando tão bem dele que minha expectativa estava lá no alto e isso é um perigo, pois quando isso ocorre, nós não julgamos o livro pelo que ele é, e sim por nossas expectativas.

Devo dizer que o livro me surpreendeu de várias formas. Uma delas foi que, para mim, o August foi só uma parte do porquê desse livro ser tão especial. Eu achava que ele seria tudo, o centro e o significado. Mas não, ele é parte daquilo e por essa, eu não estava esperando.

Segunda coisa que me chamou atenção é que o livro não é apenas narrado por August, mas várias outras pessoas vem dar voz à história, o que marca mais ainda o que eu disse antes, ele não é o centro, e sim uma parte.

Dito isso, posso dizer que entendi o porquê do livro ser tão amado e adorado por muitos, a mensagem, os olhares, as frases. Tudo no livro tem o intuito de fazer o leitor uma pessoa melhor, não só com os outros, mas consigo mesmo, pois às vezes nosso maior inimigo somos nós, e aí como vencer? Complicado né?!

Extraordinário é um livro leve, afinal é contado por crianças e adolescentes, mas não deixa de mostrar a realidade que muitos vivem na escola, das ‘brincadeiras’ que machucam,as inseguranças que acontecem e muito mais.

Esse é o tipo de livro que todos deveriam ler e se encantar, assim como eu.

Não quero falar muito da história em si, pois acredito que cada leitor deva vive-la a sua forma, assim como espero que o filme que vai estrear,consiga mostrar essas coisas, os olhares diferentes. E que assim as pessoas estejam mais abertas a serem gentis.

Comente aqui um livro que foi como receber um abraço quentinho.

XOXO.

Onde achar: AMAZON / CULTURA / SARAIVA / SUBMARINO  
Outras opiniões: GOODREADS / SKOOB



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Know us

Our Team

Contact us

Nome

E-mail *

Mensagem *