domingo, 30 de julho de 2017

Resenha: Ink and Bone


Nota: 4/5 estrelas
Autor: Rachel Caine
Série: The Great Library, livro 1
Editora: New American Library
Páginas: 355
*Em uma empolgante nova série, a autora bestseller do New York Times Rachel Caine, reescreve a história, criando um mundo perigoso onde a Grande Biblioteca de Alexandria sobreviveu os testes do tempo.…
Cruel e extremamente poderosa, a Grande Biblioteca é agora uma presença em todas as grandes cidades, governando o fluxo de conhecimento para as massas. Alquimia permite à Biblioteca entregar o conteúdo dos grandes trabalhos da história instantaneamente - mas the posse pessoal de livros é expressamente proibida.
Jess Brightwell acredita na importância da Biblioteca, mas a maioria de seu conhecimento vem de livros ilegais obtidos por sua família, que estão envolvidos no próspero mercado negro. Jess foi enviado como espião por sua família, mas suas lealdades serão testadas nos meses finais de seu treinamento para entrar no serviço da Biblioteca.
Quando seu amigo inadvertidamente comete heresia ao criar um dispositvo que poderia mudar o mundo, Jess descobre que aqueles que controlam a Grande Bilioteca acreditam que conhecimento é mais valioso que qualquer vida humana – e logo tanto hereges quanto livros irão queimar…
                           *Tradução pessoal
Como uma futura bibliotecária e profissional da informação, livros como esse imediatamente me chamam a atenção, onde temos a informação sendo controlada por uma única instituição que dita o que você pode aprender ou não, possuir livros impressos é considerado um crime e as violações cometidas aos livros são tomadas como atos políticos. Espero que ao final dessa resenha você também concorde comigo que essa trilogia deveria ser traduzida.

Mais um que acaba de entrar na lista de construção de mundo original, onde percebemos a importância, e principalmente, o valor que se tem em possuir informação, seja ela qual for. Assim como também a necessidade de distribuir o conhecimento para que haja um avanço na humanidade, tanto tecnológico quanto sociocultural.

A autora possui uma escrita fluida e emprega um vocabulário relativamente fácil de compreender, fazendo com a leitura simplesmente voe. Tirando o comecinho do livro que foi um tanto parado, a narrativa se desenvolve de maneira ágil roubando seu fôlego.

O romance se faz presente no livro, mas não ganha foco principal, sendo construído de maneira sutil e só tomando ares definitivos passados 50% da leitura. O shipp principal chegou a me interessar, apesar de ter sido muito rápido o quão grande os sentimentos dos dois tenha se tornado. Há também outros casais secundários, e um em particular, que acabou me conquistando (dica: é LGBT).

O livro é narrado na 3° pessoa, já causando um distanciamento entre leitor-narrador, que foi ainda mais agravado pela maneira reclusa do personagem, não expondo seus pensamentos claramente, assim não me conectei a ele nos momentos iniciais da leitura. Jesse se mostrou um rapaz inteligente e dedicado, ainda que diversas vezes, um pouco ingênuo em relação à Biblioteca, apesar disso, ele passou por um grande desenvolvimento nesse primeiro volume e podemos ver seu amor pelos livros impressos.

O grupo de personagens secundários é bem diverso com personalidades tão distintas que fez com que me apaixonasse por todos, principalmente Wolfe e Santi, que se tornaram meus favoritos. Ainda há muitas coisas a serem explicadas, especialmente sobre os Obscuristas e seus “poderes” que eu espero que seja mais bem abordada no próximo volume.

Ao todo esse é um livro sobre livros, sobre o amor que as pessoas têm por eles e o quão longe elas iriam para protegê-los. Acho que eu nem preciso dizer que se você ama livros, deveria ler este livro aqui.

Comente aqui um livro que você acha que deveria ser trazido para o Brasil.
Beijinhos!

Onde achar: AMAZON / CULTURA / SARAIVA
Outras opiniões: GOODREADS / SKOOB


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Know us

Our Team

Contact us

Nome

E-mail *

Mensagem *