domingo, 11 de junho de 2017

Resenha: Orange – volumes 1 ao 5

Nota: 5/5 estrelas
Título original: オレンジ
Autor: Ichigo Takano
Série: Orange, livros 1-5
Editora: JBC
Na primavera do segundo ano do colégio, chega uma carta vinda de dez anos no futuro. Nela, estava contido o desejo da Naho de 26 anos para a Naho de 16 anos, dizendo para ela não passar pelos mesmos arrependimentos que eu passei. E a Naho adolescente vai descobrir que o arrependimento é em relação ao Kakeru Naruse, o aluno novo que é transferido de Tóquio e o motivo da Naho adulta ter escrito a carta!
Como sou uma ávida leitora de mangás não pude deixar de conferir todo o “frisson” que Orange estava causando na internet, e o fato de só possuir 5 volumes com uma arte de capa lindíssima só contribuiu ainda mais para que eu o comprasse.

A premissa inicialmente se mostra simples, onde conhecemos a estudante Naho, que acaba por receber cartas de seu “futuro eu em 10 anos” expressando alguns arrependimentos e pedindo para que suas ações passadas possam alterar o futuro no qual se encontra.

Mas poderia ser assim tão fácil mudar o futuro? Ainda mais quando afeta diretamente a vida de outras pessoas? A personalidade de Naho muitas vezes a atrapalha e a faz duvidar se suas ações realmente podem desencadear alguma mudança.

Não só os arrependimentos de Naho tem palco central na trama, como os de seus amigos também e que são ainda mais agravados pelo fato deles não terem enxergado a dor no coração de Kakeru. E é aí que vemos como essa é uma história sobre o laço de amizade entre eles e de como ela é levada para o futuro.

Orange nos fala também sobre viagens no tempo e universos paralelos de maneira sutil e fácil compreensão, nos questionando: se ao simplesmente enviarmos uma carta ao passado, poderíamos mudar algo? E se mudássemos, seria o futuro drasticamente modificado?

E se universos paralelos existirem, as probabilidades da “Naho do futuro” ter sua vida alterada são nulas, sendo somente a linha temporal de sua versão que recebeu as cartas a única a ser modificada. E é justamente com essas incertezas que vemos que isso não importa para Naho, contanto que o Kakeru fique bem e receba ajuda. Afinal, mesmo que seja incerto, o que custa tentar mudar algo?

O mangá nos mostra que às vezes pequenas ações e pequenos gestos podem desencadear grandes mudanças na vida de alguém, e que devemos dar valor as pessoas à nossa volta e aproveitar o presente ao máximo, afinal, coisas que estão fora de nosso controle podem mudar em um instante, e não podemos voltar atrás.

O traço do mangá me foi muito agradável e os diálogos bem descontraídos. Com uma história que me tocou o coração, Orange se tornou um dos meus favoritos pelo seu teor emocional e pelos laços de amizade que apesar de tudo, se mantiveram firmes. Para os fãs de anime, a obra foi adaptada com 13 episódios disponíveis, assim como também para um filme com conteúdo inédito.
E vocês? Tem algum mangá que vocês amam e te emocionaram?
Beijinhos!
Onde achar: AMAZON / SARAIVA / SUBMARINO
Outras opiniões: GOODREADS / SKOOB


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Know us

Our Team

Contact us

Nome

E-mail *

Mensagem *