domingo, 16 de abril de 2017

Resenha: Simon vs. A Agenda Homo Sapiens

Nota: 5/5 estrelas
Título original: Simon vs. the Homo Sapiens Agenda
Autor: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Sabe aquele livro que dá aquela aquecida no coração? E os personagens são tão maravilhosos que você queria ser amigo de todos? E quando termina de ler bate uma leve tristeza por ter acabado? “Simon vs. a agenda homo sapiens” é exatamente esse tipo de livro e acabou por se tornar um dos meus mais novos queridinhos. 

Não se deixe enganar por essa sinopse um tanto dramática, pois essa é uma leitura fácil,
incrivelmente divertida e muito tão leve, que está mais do que recomendada para quem está preso nas terríveis ressacas literárias. 

A escrita da Becky Albertalli é direta e fluida, fazendo com que as páginas voem e o fato de termos capítulos alternados entre o dia a dia de Simon e sua troca de e-mails com Blue deu um diferencial ao desenvolvimento, nos permitindo ficar ainda mais próximos de Simon, e nos sentirmos em sua pele.

Acho que um dos maiores pontos de Simon é que sua história é bem relacionável, nos sentimos representados pelos seus dilemas e problemas e em como tenta sobreviver ao ensino médio (época que não é de Deus para ninguém), seus relacionamentos com sua família e amigos, e é claro com seu interesse amoroso.

Becky Albertalli fala sobre homossexualidade nesse romance, porém de uma maneira diferente daquelas que vemos em outros livros, pois aqui o que toma palco central é mais sobre a identidade do personagem e não sua opção sexual. A questão aqui é sobre as escolhas que temos que fazer diariamente e como lidamos com suas consequências, e como elas sempre mudam algo dentro de nós, nos transformando aos poucos em adultos, progressivamente construindo nossa identidade perante a sociedade.

Dois pontos que eu gostaria de ressaltar: primeiro, são as referências como Harry Potter, Oreo (que eu também sou viciada assim como o personagem) e várias músicas hipsters e segundo, são os diferentes tipos de laços familiares que a autora nos mostra, assim como as modificações que vão sofrendo as amizades de Simon com tudo que vai acontecendo durante a narrativa.

Essa foi uma leitura que me sentir jovem novamente (como se eu fosse super velha aos 22) e que me lembrou dos meus anos de ensino médio, os amigos da época e principalmente das expectativas que eu tinha, da mesma forma como Simon teve lidar com as dele. Um livro despretensioso que te conquista pela sua leveza e simplicidade.

Curiosidade: Os direitos de adaptação já foram comprados e o filme já está em pré-produção. No elenco já temos nomes como: Nick Robinson (Simon), Logan Miller (Martin), Katherine Langford (Leah) e Jennifer Garner (mãe do Simon) só para começar.

Comente aqui embaixo qual livro que te deixou contente e com o coração aquecido.
Beijinhos!

Onde achar: AMAZON / CULTURA / SARAIVA / SUBMARINO
Outras opiniões: GOODREADS/ SKOOB


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Know us

Our Team

Contact us

Nome

E-mail *

Mensagem *